terça-feira, 16 de março de 2010

Brinquedos de ontem e de hoje

Bolinhas de gude, petecas, ioiôs, estilingues, bonecas de pano. Os brinquedos das crianças de outras gerações não precisavam ser carregados na tomada e não necessitavam de bateria ou energia elétrica, mas divertiam a molecada do mesmo jeito.
Há quem diga que a infância dos nossos avós foi mais feliz. Mas talvez seja menos por causa dos brinquedos em si, e sim por causa da maior liberdade e segurança que elas tinham para brincar, despreocupadamente, em ruas e parques. Enquanto antes havia mais praças nos quais crianças podiam se deleitar com escorregadores, balanças, espaços abertos para desenhar amarelinhas com giz ou correr para brincar de pega-pega e esconde-esconde, hoje os maiores centros urbanos já não reservam tanta amplitude física. Diversos condomínios sequer têm playgrounds, e muitas crianças acabam ficando em casa mesmo, jogando videogames como Playstation , Xbox 360 ou Nintendo DS.

A questão aqui não é de dizer que as crianças de hoje são menos afortunadas que as de outras gerações. Afinal de contas, um brinquedo não desqualifica o outro. O garoto de hoje, que se distrai jogando Guitar Hero ou Rock Band, também pode passar horas se divertindo ao aprender a montar uma pipa ou papagaio . A menina que se encanta com a Susi Banho Especial, que vem com uma banheira com torneira que sai água de verdade, movida a pilha, também pode se divertir, como faziam suas mães e avós, com a Menininha Tamy, feita de pano e movida a imaginação.

Brinquedos para todos os gostos e idades podem ser encontrados na Wal-Mart; desde os mais modernos carrinhos de controle remoto e até jogos simples e divertidos, como dominó ou cordas de pular . Pois, no mundo do faz-de-conta das crianças, o mais importante é dar a elas brinquedos que sejam capazes de estimular sua imaginação. É como dizem os versos de "Velha Infancia ", sucesso dos Tribalistas: “E a gente canta/ E a gente dança/ E a gente não se cansa/ De ser criança/ Da gente brincar/ Da nossa velha infância”.


fonte: http://www.mundowalmart.com.br/brinquedos-de-ontem-e-de-hoje/

0 comentários:

Postar um comentário